Saiba o que você pode e não pode levar na bagagem

 
 
 

Eletrônicos

Aparelhos como notebooks, tablets, câmeras fotográficas e smartphones devem ser levados sempre na bagagem de mão. E lembre-se de que ela não pode ter peso superior a 5 kg e dimensões (comprimento, largura e altura) que, somadas, passem de 115 cm.

 
 
 

Baterias

As baterias de câmeras, filmadoras e outros produtos elétricos podem viajar no avião, mas somente na bagagem de mão. E muita atenção às pilhas de lítio acima de 20 Wh e baterias de lítio acima de
100 Wh, pois são proibidas de embarcar.

 
 
 

Medicamentos e equipamentos médicos

Conheça as normas para o transporte na área Pessoa com problemas de saúde.

 
 
 

Líquidos

Passageiros de voos internacionais e aqueles que passarem por aeroportos considerados internacionais, mesmo que em voos nacionais, devem seguir algumas regras para transportar líquidos (como gel, pasta, creme, aerossol e similares) na bagagem de mão. Cada passageiro pode levar apenas um frasco de até 100 ml, acondicionado em embalagem plástica, transparente e vedada. Para saber mais sobre o transporte de líquidos em voos internacionais, acesse o site da ANAC.

Em voos nacionais, a quantidade de líquidos na bagagem de mão não pode passar de 2 kg ou 2 litros – e a quantidade de cada frasco não pode ser maior do que 500 g ou 500 ml.

 
 
 

Bebidas

Bebidas como sucos, vinhos ou cervejas podem ser transportadas na bagagem despachada, desde que estejam lacradas, nos frascos originais e dentro de embalagens plásticas. Consulte o atendimento GOL para saber mais detalhes sobre o limite de bebidas por passageiro.

 
 
 

Aerossóis

Desodorantes, aromatizadores de ambiente, perfumes, colônias e outros tipos de produtos aerossóis podem ser transportados na bagagem de mão ou despachada desde que a quantidade líquida total não exceda 2 kg ou 2 litros e a quantidade de cada artigo não passe de 500 g ou 500 ml. É importante que a válvula dos aerossóis esteja protegida com tampa, para prevenir vazamentos.

 
 
 

Plantas

Em voos internacionais, o transporte de plantas deve ser feito somente via Gollog. Em viagens nacionais, você precisa permanecer com a planta durante todo o voo, porque não existe compartimento específico a bordo. Evite, assim, transportar plantas com odores ou que estejam com muita água, terra ou similares. Para informações sobre a documentação necessária, entre em contato com a Secretaria de Agricultura do estado de seu destino.

 
 
 

Materiais esportivos*

  • - Prancha de surf
    Tanto as pranchas de surf como as de stand-up paddle só podem ser despachadas se estiverem embaladas em capas próprias.
  • - Bola
    É melhor esvaziar um pouco, pois, com a pressão do voo, a bola pode se expandir. Dependendo das medidas, vai como bagagem de mão. As de boliche devem ser despachadas em embalagens próprias.
  • - Skate
    Só viajam se despachados e com algum tipo de proteção. Se você não tiver uma capa própria, pode embalá-lo com qualquer material que o proteja, como saco ou plástico bolha.
  • - Bicicleta
    Se a bicicleta tiver aro superior a 20, remova os pedais ou embale-os em espumas. Depois, vire o guidão paralelamente ao quadro (ou embale suas extremidades) e retire a roda dianteira, afixando-a no quadro. Ela deve estar em embalagem própria ou na original. As de aro inferior a 20 só precisam estar embaladas.
  • - Ski e snowboard
    Tanto os bastões como as pranchas devem ser despachados em capas próprias. Óculos, luvas e botas podem ir na mala ou na bagagem de mão.
  • - Caiaque
    Não pode ser despachado. Dependendo das medidas, só é transportado pela Gollog, divisão de cargas da GOL. Em voo comercial, apenas os remos são despachados.
  • - Mergulho
    Não há limitação para acessórios como máscaras e nadadeiras, que podem ir como bagagem de mão. O cilindro de oxigênio, no entanto, só vai via Gollog e deve estar vazio.
  • - Hoverboard
    Órgãos regulamentadores proíbem o transporte aéreo de skates motorizados, como o hoverboard, pois a bateria de lítio do equipamento pode causar incêndio e explosão.
 
 
 

Instrumentos musicais

Se o instrumento musical for pequeno, você pode transportá-lo na bagagem de mão, desde que ela não ultrapasse a franquia de 5 kg e dimensões (comprimento, largura e altura) somadas de 115 cm. Se o instrumento for maior, ele precisa ser despachado. Para tanto, não se esqueça de acondicioná-lo em um case rígido e apropriado. No caso de violoncelos e berimbaus, você pode comprar um assento extra para levá-los na cabine. A GOL não se responsabiliza por danos causados aos equipamentos durante o transporte.

 
 
 

TVs e Computadores

Televisões podem ser despachadas como bagagem no check-in. São aceitas apenas na embalagem original ou embaladas adequadamente, identificadas com adesivo Frágil. Devem ser de LCD, plasma ou LED, com até 62 polegadas e 45 kg. TVs com dimensões superiores viajam como carga pela Gollog.
Você também pode transportar um computador convencional (desktop) como bagagem despachada, desde que ele esteja embalado corretamente e dentro do limite de peso e dimensões da aeronave. Para mais segurança e tranquilidade, recomendamos que seja despachado pela Gollog.

 
 
 

Eletrodomésticos*

A GOL não leva fogões, máquinas de lavar ou equivalentes por conta do seu peso e de suas dimensões. Mas você pode usar os serviços da Gollog para o transporte. Já geladeiras e freezers não são permitidos em aviões – eles possuem um gás considerado perigoso para as aeronaves. Batedeiras, cafeteiras e eletrodomésticos similares podem ser despachados ou ir na bagagem de mão, desde que estejam devidamente embalados. Microondas podem ser apenas despachados.

 
 
 

Alimentos e gelo

Todos os produtos perecíveis e alimentos em geral precisam ser acomodados em embalagens à prova de vazamentos, abertura acidental ou mau cheiro. No caso de pescados (peixes, crustáceos e demais frutos do mar), estas embalagens ainda devem ser colocadas dentro de caixas de isopor também revestidas com saco plástico resistente.
Para transportar gelo, ele deve ser em forma de gel ou estar em sacos plásticos isolados e completamente fechados. Se tiver dúvida, entre em contato com o atendimento da GOL.

 
 
 

Objetos de valor

Joias, papéis negociáveis e dinheiro são aceitos apenas como bagagem de mão.

 
 
 

Objetos Frágeis

Os objetos frágeis são aceitos, desde que embalados adequadamente. Contudo, caso o produto seja danificado por qualquer motivo, não caberá à empresa a realizar o ressarcimento.

 
 
 

Bagagem declarada

Você pode declarar o valor atribuído a determinado item de sua bagagem despachada antes do embarque. Para isso, deve apresentar a Nota Fiscal do produto e pagar uma taxa complementar de 35% sobre o valor do item. A GOL tem o direito de verificar o conteúdo da bagagem sempre que houver valor declarado. Objetos como joias, papéis negociáveis e dinheiro ficam de fora da declaração.

Atenção: a GOL é responsável somente pelo transporte aéreo realizado em voos da companhia, não respondendo por trechos operados por outras empresas.

 
 
 

Atenção!

Explosivos, gases, líquidos inflamáveis e alguns tipos de armas são proibidos no transporte aéreo de passageiros. Saiba mais sobre estas e outras restrições no site da ANAC.


Conheça os artigos perigosos:

*O embarque pode ser recusado caso seja detectada alguma irregularidade.

Confira aqui as regras para o transporte de animais de estimação.

  • Compartilhe