Seu animal de estimação também pode viajar pela GOL

Animais de estimação podem viajar com segurança na cabine de passageiros ou no porão das aeronaves da GOL. Confira a seguir regras gerais e recomendações, para um voo tranquilo e seguro.

Para levar o seu animal de estimação junto com você, é necessário entrar em contato com a GOL, através do telefone 0300 101 2001 (atendimento de segunda-feira a sábado, das 06h00 às 20h00). Este passo não pode ser pulado, pois garante a reserva para a data e o horário desejado. A solicitação do serviço deve ser feita com antecedência e há um limite de pets por voos, de acordo com o tipo de serviço no qual seu bichinho se enquadra.

Caso o seu bichinho de estimação ultrapasse as dimensões ou peso máximo para viajar na cabine, não se preocupe, ele voará com você, mas em outro ambiente, no porão dianteiro da aeronave, que possui a mesma pressurização e temperatura da cabine de passageiros. É importante verificar as restrições para algumas raças*.

Atenção: O serviço de Pet na Cabine não é aceito em voos codeshare e interline (voos com parceiros GOL).

Podem viajar na cabine

  • Em todos os voos domésticos e internacionais operados pela GOL, cães e gatos, com peso máximo de 10 kg, incluindo a caixa de transporte (kennel).
  • Cão guia, cão-ouvinte e cão-assistente que estejam acompanhando pessoas com deficiência.
  • Antes de embarcar, leia as regras e preencha o Formulário de Solicitação para Transporte de Animais, também disponível no balcão de atendimento do aeroporto. O documento é obrigatório para voos nacionais e internacionais.

Clique aqui e confira todas as regras.

10 a 30kg

Devem viajar no compartimento de carga

  • Cães e gatos com peso maior que 10 kg são transportados no compartimento de cargas da aeronave.

As dimensões da embalagem de transporte do animal não podem ultrapassar

altura: 86 cm
largura: 114 cm
comprimento: 142 cm
  • Caso o animal e a caixa de transporte somem mais de 30 kg ou de outra espécie que não cães ou gatos, deve viajar pela Gollog, o serviço de cargas da GOL.
    Acesse aqui para mais informações.

Documentação necessária

Voos nacionais

  • Comprovante de vacinação antirrábica com o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da ampola utilizada. A vacina deve ter sido aplicada há mais de 30 dias e menos de um ano da data de embarque**.
  • Atestado de saúde do animal com validade de 10 dias e emitido com 72 horas de antecedência.
Documentação voo nacional Descrição Validade
Atestado Sanitário Deve constar que o animal está em boas condições de saúde. Válido por 10 dias após a data da emissão.
Carteira de vacinação Carteira de vacinação incluindo a vacina antirrábica. Essa vacina é obrigatória a animais a partir de 3 (três) meses de idade. Deve ter sido aplicada há mais de 30 (trinta) dias e menos de 1 (um) ano.

Voos internacionais

  • Carteira de vacinação atualizada e assinada pelo médico veterinário, com vacina antirrábica, etiqueta da vacina com informações sobre o laboratório, tipo da vacina e número da ampola utilizada**.
  • A vacina antirrábica é obrigatória para animais com mais de 120 dias. Ela deve ter sido aplicada há mais de 20 dias e menos de um ano da data de embarque.
  • Certificado Zoossanitário Internacional, emitido gratuitamente pelo Posto de Vigilância Agropecuária Internacional, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nos aeroportos internacionais.
  • Atestado de saúde feito por um médico veterinário, com informações de raça, nome, origem do animal, pedigree (se houver), estado geral e nome do proprietário (qualificação completa).
Documentação voo INTERnacional Descrição Validade
Atestado Sanitário O atestado do médico veterinário deve constar que o animal está em boas condições de saúde. Válido por 10 dias após a data da emissão.
Carteira de vacinação Carteira de vacinação incluindo a vacina antirrábica. Essa vacina é obrigatória para animais a partir de 3 (três) meses de idade. Deve ter sido aplicada há mais de 30 (trinta) dias e menos de 1 (um) ano.
Certificado Veterinário Internacional – CVI Certificado emitido para voo internacional. Válido por 60 (sessenta) dias corridos contados a partir da emissão.
Certificado Zoosanitário Internacional - CZI Certificado emitido para voo internacional. Válido por 60 (sessenta) dias corridos contados a partir da emissão.

Recomendações gerais

Confira abaixo algumas recomendações para todos os tipos de bichinhos e transportes e não deixe de verificar as regras específicas para a modalidade escolhida, além da documentação necessária;


A caixa de transporte (kennel) de animais vivos:

  • Para o bem-estar do seu bichinho, deve possuir dimensões internas condizentes com o tamanho do animal, permitindo que ele se acomode confortavelmente e não cause dano a si próprio; 
  • Atestado de saúde do animal com validade de 10 dias e emitido com 72 horas de antecedência.
  • O kennel rígido deve ser de fibra ou plástico resistente, impedindo a saída do animal (kennels de madeira, palha ou de outros materiais não serão aceitos para embarque de animais);
  • Ter pequenas aberturas laterais para entrada e circulação de ar;
  • Ter fechos que evitem abertura acidental, interna ou externamente; 
  • O piso interno deve ser revestido ou provido de um material que contenha e absorva a urina e as fezes do animal, evitando vazamentos durante o transporte;
  • Deve estar identificada com nome, endereço, telefone do cliente e código da reserva (Localizador);
  • A GOL deve receber as embalagens totalmente limpas, desinfetadas e esterilizadas, evitando doenças ao próprio animal e a terceiros.
  • Lembrando que não recomendamos a sedação do bichinho e que o animal deve estar limpo, saudável e sem odor desagradável.

Caso algumas das condições mencionadas acima sejam descumpridas, a GOL poderá negar o embarque.

* A GOL não transporta no compartimento de cargas cães e gatos de focinho curto, por conta das características de seu sistema respiratório. Confira as raças que não são permitidas:

  • Cães: buldogue americano, boston terrier, boxer, griffon de bruxelas, pug chinês, chow chow, pug holandês, pug, pequinês, buldogue inglês, cavalier king charles spaniel, buldogue francês, dogue de bordeaux, lhasa apso e shih tzu.
  • Gatos: persa, burmês, exótico e himalaio.

** Não aceitamos comprovante de vacinação de campanha de rua, já que o documento não apresenta composição da vacina, carimbo e assinatura do médico veterinário.

  • Compartilhe