GOL INFORMA 23/10/2024 Pelo oitavo ano consecutivo, e com 30% das menções, a GOL é a Companhia Aérea mais lembrada pelos brasileiros na mais recente pesquisa e premiação da Folha de S.Paulo “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em…?”. Fruto de uma pergunta livre, nada sugestiva, o prêmio Folha Top Of Mind chega à sua 34ª edição em 2024, elencando as marcas brasileiras mais lembradas pelo público e pelos consumidores em diferentes categorias. Pelo oitavo ano consecutivo, e com pontuação 30 - ou seja, com 30% das menções de voto -, a GOL Linhas Aéreas, mais uma vez, sagrou-se campeã na categoria Companhia Aérea, na tradicional pesquisa conduzida anualmente pelo jornal Folha de S.Paulo. Tal pergunta foi lançada pelo instituto Datafolha à população brasileira em 7.543 entrevistas realizadas no período de 25 de julho a 7 de agosto deste ano. Adaptadas a cada uma das 84 categorias de produtos e serviços que compõem a premiação de 2024, as questões foram feitas de forma presencial a pessoas com idade a partir dos 16 anos, em 171 municípios do País - tanto em regiões metropolitanas quanto em cidades do interior. A margem de erro é de 2% (para menos ou mais) e o nível de confiança, de 95%. A GOL nasceu há 23 anos, em 15 de janeiro de 2001, com um novo modelo de negócio que proporcionou a grande parte dos brasileiros terem a oportunidade de utilizar o transporte aéreo no País. Nessa trajetória pautada pela democratização do acesso, muitas pessoas puderam (e ainda podem) viajar de avião pela primeira vez com a GOL. É a materialidade do propósito da Companhia, que é “Ser a Primeira para Todos”. “Ser a Companhia Aérea mais lembrada pelos brasileiros durante 8 anos ininterruptos é uma honra para todos nós da GOL e a confirmação de que estamos no caminho certo. Como uma Companhia orgulhosamente brasileira, que se propõe a encurtar distâncias entre as pessoas e entre pessoas e seus sonhos, acreditamos que são pontos importantes para a lembrança de marca entregar uma experiência de viagem consistente com a comunicação praticada, além de manter um tom de voz único, claro, cada vez mais próximo e constante. Para permanecer como a ‘Primeira para Todos’, a GOL preserva e preservará sua essência simples, humana e inteligente”, afirma Carla Fonseca, vice-presidente da GOL e CEO da Smiles. Comunicação e marketing A busca constante por caminhos mais inovadores na comunicação, com o objetivo de manter ótimos resultados, foi ainda mais intensificada com os desafios impostos nos últimos anos ao setor e consequente redução de investimento em mídia. Novas ideias, canais e narrativas aproximam a GOL cada vez mais das pessoas, traduzindo-a como uma marca simples, humana e inteligente, criando uma conexão que nos mantém como uma das aéreas mais lembradas pelos brasileiros. A Companhia possui um histórico de apoio a grandes eventos e ativações de marketing, pilar essencial para a reputação da Companhia. Estar presente nos esportes, em festivais de música e em espetáculos teatrais, como patrocinadora, traduz os valores da empresa, que é grande incentivadora das atividades esportivas, da diversidade e da cultura brasileira. Tudo isso é intrínseco ao DNA da Companhia, permitindo a conexão de maneira única com seus Clientes e com o público externo, fortalecendo a marca. A Companhia realiza ainda inovações na área de comunicação somadas à jornada do Cliente - desde o primeiro atendimento até a experiência final da viagem. O objetivo aqui é atrair e envolver as pessoas por meio de canais digitais, oferecendo serviços personalizados e significativos, além de melhorar a eficácia das campanhas de marketing por meio da análise de dados. Outro destaque é o marketing de influência, que trabalha com perfis de influenciadores que representam o emblema da Companhia - “Ser a Primeira para Todos” -, com diversidade de públicos, de estilos de viagem e dicas variadas para os seguidores se inspirarem e desejarem viajar com GOL, dentro e fora do Brasil. Sustentabilidade, #MeuVooCompensa e Instituto GOL Referência em aviação sustentável no País, a GOL foi a primeira Companhia Aérea brasileira a se comprometer com o balanço líquido zero de carbono, até 2050, no segundo trimestre de 2021. Foi também, em junho do mesmo ano, a primeira da América Latina a disponibilizar a possibilidade de seus Clientes compensarem voluntariamente a pegada de carbono deixada por suas viagens. Nascia, então, a grande campanha #MeuVooCompensa. Ainda em 2021, a empresa lançou as duas primeiras rotas 100% carbono neutro do País: Recife-Fernando de Noronha (temporariamente suspensa) e São Paulo/Congonhas-Bonito. Em junho deste ano, uma iniciativa da GOL apoiada por sua fornecedora de combustível no Brasil, a Vibra, permitiu a primeira compensação de SAF (Sustainable Aviation Fuel) no Brasil, por meio do sistema Book & Claim, que garante tanto os requisitos de sustentabilidade quanto de rastreabilidade no processo de descarbonização da aviação. O piloto fez parte do Project Runway, uma iniciativa da SkyNRG, empresa referência em SAF com sede na Holanda. O projeto apoiou a GOL na redução de 180 toneladas de emissões de CO2 por meio de reivindicações de SAF. Com a SkyNRG fornecendo SAF para aeroportos europeus, a abordagem Book & Claim permitiu à GOL inserir os benefícios ambientais na América Latina. A GOL comemorou em setembro último 1 ano de sua parceria com a eureciclo, cujo objetivo é construir um mundo sustentável por meio da valorização da reciclagem e da transformação socioambiental. Em 12 meses, a Companhia compensou 1.022,07 toneladas de resíduos recicláveis descartados dos serviços de bordo, pós-consumo. Isso significa que, para cada embalagem plástica, de papel, vidro ou alumínio refugada durante os voos, a Companhia enviou para reciclagem outras duas embalagens, ou seja, uma compensação de 200%. Este número supera amplamente os 30% de piso reciclado exigidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Criado em 2010 a partir da necessidade de se formar mão de obra especializada para o setor de aviação, o Instituto GOL nasceu alinhado ao valor da sustentabilidade e atuava em cinco pilares: educação, esporte, civismo, acessibilidade e assistência. Reformulada em 2023 para atender aos requisitos do Pacto Global da ONU 2030, do qual a GOL é signatária, a nova Política de Responsabilidade Social da Companhia instituiu a educação como grande foco do Instituto GOL a partir de 2024, dividida nos pilares da alfabetização, do ensino técnico profissionalizante e da diversidade, equidade e inclusão. Para o biênio 2024-2025, são 6 mil passagens disponibilizadas e distribuídas pelo Instituto GOL às 36 organizações sociais eleitas por meio de edital e processo de seleção – 20 organizações se somaram a outras 16 que já eram associadas ao Instituto GOL, que encampa as ações de responsabilidade social da Companhia. Top Companhia Aérea na 34ª edição do prêmio Folha Top Of Mind 2024, a GOL subiu ao palco - pelo oitavo ano seguido - para receber a honraria em evento realizado na noite desta segunda-feira (22), em São Paulo (Foto: Cavallari Photo Design / Divulgação Folha Top of Mind) O time de marketing da GOL comemora o prêmio de Companhia Aérea mais lembrada pelos brasileiros na Folha Top Of Mind 2024. Com o troféu em mãos (ao centro da foto), Andrea Piagentini, gerente de marketing da GOL, Carla Fonseca, vice-presidente da GOL e CEO da Smiles, e Kaue Ligeiro Garcia, gerente de Eventos e Patrocínios do Grupo GOL (Foto: Divulgação GOL) A GOL LINHAS AÉREAS A GOL é a maior companhia aérea do Brasil, líder nos segmentos corporativo e de lazer. Desde sua fundação em 2001, ela é a empresa de mais baixo custo unitário na América Latina, o que possibilitou a democratização do transporte aéreo. A Companhia mantém alianças com a American Airlines e a Air France-KLM, e disponibiliza aos Clientes diversos acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. Com o propósito de “Ser a Primeira para Todos”, a GOL oferece a melhor experiência de viagem aos seus passageiros, incluindo: a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo; e o melhor programa de fidelidade, SMILES. No transporte de cargas, a GOLLOG possibilita a entrega de encomendas para diversas regiões no Brasil e no exterior. A Companhia conta com uma equipe de 14 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da GOL, e opera uma frota padronizada de 143 aeronaves Boeing 737. GOL Linhas Aéreas InPress Porter Novelli gol@inpresspni.com.br +55 (11) 3323-1570 / 3323-1586