Atestado Médico MEDIF

Para Clientes que necessitam de atenção médica ou equipamentos especiais durante o voo, é necessário o preenchimento do formulário MEDIF, que deve ser preenchido pelo médico do passageiro e enviado à GOL entre 15 dias e 72 horas antes do embarque. Após a análise criteriosa do formulário, nossa equipe emite um parecer que certifica a aptidão ou não do Cliente em fazer a viagem aérea. Se existir alguma dúvida sobre o preenchimento do MEDIF ou a necessidade de exames adicionais, é possível fazer a solicitação sem ônus para a GOL.

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Cartão Médico FREMEC

O FREMEC (Frequent Traveller Medical Card) é um documento para os Clientes que precisam de assistência especial. Com ele, não é mais necessário apresentar atestado médico em todas as viagens, bastando usar um documento pessoal no momento do embarque. No entanto, o cadastro FREMEC é elegível apenas para Clientes cuja condição médica seja de caráter permanente e estável, sem comorbidades.

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Pessoa com deficiência visual (cego)

Confira a documentação necessária para o embarque com cão-guia.

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Pessoa com deficiência auditiva (surdo)

Precisa viajar com cão-ouvinte? Saibam mais sobre o atendimento e transporte.

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Pessoa com deficiência física ou motora permanente

Conheça o nosso atendimento e saiba como viajar com cadeira de rodas ou muletas

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Pessoa com deficiência intelectual ou mental

Confira informações sobre procedimentos de embarque e demais informações sobre o serviço.

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Pessoa com mobilidade reduzida temporária

Se o Cliente está com a capacidade de locomoção reduzida temporariamente por motivos médicos (imobilização, cirurgias etc.) e precisa de assistência, peça o auxílio no momento da compra da passagem ou no Atendimento Online da GOL com até 72 horas de antecedência. Chegando ao aeroporto, identifique-se para um de nossos Colaboradores.

Confira como proceder:

Acesse o atestado médico (MEDIF) para ser enviado à GOL em até 72 horas antes da viagem.

Oferecemos cadeira de rodas caso você necessite.
Você também pode despachar, sem custo adicional, uma cadeira de rodas ou um par de muletas (veja aqui mais informações sobre bagagens).


Atenção: Visualize as condições diferenciadas para acompanhantes de passageiros com necessidade de assistência especial.

 


Doenças e condições que pedem autorização

Doenças agudas (cardiorrespiratórias, AVC, entre outras), cirurgias, lesões provocadas por acidentes ou condições crônicas exigem uma autorização prévia da equipe médica da GOL para viajar. Por isso, orientamos que o Cliente entre em contato com o nosso atendimento para saber quais documentos e formulários devem ser providenciados antes do embarque.

GAL  Para informações sobre a aquisição desse serviço, fale com o nosso atendimento on-line acessando ícone da GAL localizado no canto inferior da página.


Cirurgias recentes

Se o Cliente realizar uma cirurgia a menos de 30 dias antes da data do embarque, precisa preencher e enviar o MEDIF (entre 15 dias e 72 horas antes do voo) para análise da equipe médica da GOL

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Equipamentos médicos

Alguns equipamentos médicos têm autorização de embarque como bagagem de mão, mas sua utilização a bordo está proibida, como nebulizadores e inaladores. Porém, equipamentos de uso imprescindível, como marca-passos e bombas de infusão de medicamentos contínuos, são permitidos.

No caso de agulhas e seringas, o transporte aéreo é autorizado, desde que o Cliente tenha consigo medicamentos com etiquetas impressas por profissionais que identifiquem o remédio, o fabricante ou a indústria farmacêutica. A medicação também necessita de receita médica.


Maca a bordo

Se a condição de saúde do Cliente não permite viajar sentado ou com o encosto na posição vertical, a GOL oferece um serviço de transporte em maca. Para solicitá-lo, é preciso enviar o formulário MEDIF em até 72 horas antes do voo. O pedido será avaliado pela nossa equipe médica.

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GAL  Para informações sobre a aquisição desse serviço, fale com o nosso atendimento on-line acessando ícone da GAL localizado no canto inferior da página.


Medicamentos

Medicamentos podem ser levados na bagagem de mão, desde que tenham receita médica. Recomendamos que o Cliente peça ao seu médico uma receita adicional e, se necessário, providencie também uma no idioma do país de destino (para viagens internacionais). É recomendado possuir relatório do seu médico para apresentar às autoridades de segurança aeroportuárias. É importante considerar que alguns medicamentos, como a insulina, precisam de transporte adequado. Por isso, entre em contato com o laboratório do fabricante para se informar a respeito do acondicionamento adequado durante o voo. Se for necessário usar gelo seco para conservar o medicamento, lembre-se que é possível transportar somente até 2,5 kg de gelo seco como bagagem de mão e despachada.


Oxigênio a bordo

Clientes com problemas cardíacos e/ou respiratórios e que necessitam de oxigênio suplementar a bordo devem nos enviar o formulário MEDIF até 72 horas antes da viagem. Baixe o formulário MEDIF e acesse outras informações importantes sobre esse atestado médico.

Informamos que o serviço de oxigênio GOL é para uso restrito dentro das aeronaves. Se houver necessidade de uso do oxigênio na sala de embarque, conexões e desembarque, deverá ser providenciado pelo passageiro ou seus responsáveis.

Para informações sobre a condição de aquisição desse serviço, entre em contato com a Central de Atendimento 24h - 0800 704 0465.

Importante: para uso de oxigênio a bordo são necessários exames de gasometria e hemograma recente.


Passageiros com problemas de saúde que precisam de acompanhante

Nestas situações, a GOL oferece ao acompanhante desconto de 80% na passagem aérea.

O acompanhante deve ser maior de 18 anos e capaz de oferecer assistência ao passageiro com necessidade especial durante todo o voo. O desconto será aplicado somente após o preenchimento e aprovação dos formulários MEDIF ou FREMEC.

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Embarque com Concentrador Portátil de Oxigênio (CPO)

Se o Cliente precisar embarcar com um Concentrador Portátil de Oxigênio (CPO), entre em contato antecipadamente com a nossa Central de Relacionamento, pelo 0800 704 0465, para que possamos nos preparar e autorizar o embarque. Recomendamos que o contato seja realizado com 15 dias de antecedência, respeitando o prazo máximo de 72 horas antes do voo.

O equipamento pode ser embarcado como bagagem de mão, sem cobrança de taxas ou excesso de bagagem, desde que as condições de transporte desse equipamento sejam cumpridas.

Condições para uso e transporte de CPO como bagagem de mão

O Cliente deve enviar o formulário de informações médicas (MEDIF), até 72 horas antes da saída do seu voo, para avaliação antecipada da Equipe Médica da GOL.
Ele também deve ser capaz de ouvir eventuais alarmes do CPO, ver indicadores luminosos e reagir de acordo com eles. Caso contrário, será necessário viajar com um acompanhante para auxiliá-lo.

O CPO pode ser utilizado durante a viagem desde que atenda às medidas e características de uma bagagem de mão. Você pode levá-lo durante todo o voo no assento do Cliente ou debaixo do assento a sua frente, seguindo as orientações para acomodação. Se tiver de ser guardado no compartimento superior do avião, o aparelho deverá ser desligado e o uso interrompido durante a movimentação da aeronave, assim como durante a decolagem e a aterrissagem.

Para utilizar o CPO durante o voo, o Cliente deve reservar um assento localizado na janela. Esse assento não poderá ser nas primeiras fileiras ou nas saídas de emergência.

O Cliente pode usar o CPO ao se movimentar pela cabine, desde que o aviso "afivelar cinto de segurança" não esteja aceso.

O CPO não pode conter óleo, graxa ou outros derivados de petróleo, bem como deve estar em boas condições e sem danos ou desgaste excessivo. Se o Cliente fizer o uso do CPO durante o voo, não é permitido que viaje com animais na cabine.

Esse serviço está disponível apenas para voos operados pela GOL. Se houver voos compartilhados com outras companhias aéreas, você deverá revisar as condições diretamente com as empresas.

Condições para transporte de fonte de energia adicional (baterias) para CPO

Os dispositivos podem ser usados a bordo, desde que você tenha uma fonte de energia independente (bateria) que esteja de acordo com as exigências da GOL:

  • As baterias adicionais devem estar totalmente carregadas para alimentar o seu equipamento por, no mínimo, 150% do tempo de duração total do voo, considerando o tempo de escalas, conexões e incluindo atrasos e/ou imprevistos
     
  • As tomadas da aeronave não podem ser utilizadas para uso e carregamento do CPO
     
  • O cliente pode transportar até duas baterias de reposição (íon lítio), desde que não exceda 160 Wh
     
  • Nenhuma bateria avulsa pode ser transportada como bagagem despachada, apenas como bagagem de mão.
     
  • As baterias devem estar em boas condições e embaladas de forma individual para evitar o contato entre si.
Confira os modelos de aparelhos que são homologados e aprovados para o embarque com a GOL
  • AirSep Focus
  • AirSep FreeStyle
  • AirSep FreeStyle 5
  • AirSep LifeStyle
  • Delphi RS-00400
  • DeVilbiss
  • Healthcare iGo
  • Inogen One
  • Inogen One G2
  • Inogen One G3
  • Inova Labs LifeChoice
  • Inova Labs
  • LifeChoice Activox
  • International Biophysics
  • LifeChoice
  • Invacare Solo2
  • Invacare XPO2
  • Oxlife Independence
  • Oxygen Concentrator
  • Oxus RS-00400
  • Precision Medical
  • EasyPulse
  • Respironics EverGo
  • Respironics SimplyGo
  • SeQual Eclipse
  • SeQual eQuinox Oxygen
  • System (model 4000)
  • SeQual Oxywell Oxygen
  • System (model 4000)
  • SeQual SAROS
  • VBox Trooper
  • Oxygen Concentrator

 


Doenças neurodegenerativas

A GOL se preocupa com o bem-estar dos seus Clientes e, para lhes proporcionar uma viagem tranquila e segura, passageiros com doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Esclerose Múltipla, entre outras) que causem dificuldades cognitivas, devem nos enviar o MEDIF em até 48 horas antes da viagem (viajando desacompanhado ou acompanhado).

Nessas situações, o acompanhante deve ser maior de 18 anos e capaz de oferecer assistência ao passageiro com necessidade especial durante todo o voo. O desconto será aplicado somente após o preenchimento e a aprovação dos formulários MEDIF ou FREMEC.


Marca-passo

Clientes que utilizam marca-passo não podem ser submetidos à inspeção por detector de metais, OU seja, não passam pelo raio X no momento do embarque. É utilizado um procedimento alternativo que não interfere no funcionamento do dispositivo. Para isso, no momento do check-in, é necessário que o passageiro apresente um laudo médico.


Gestantes

Informações sobre atendimento preferencial, documentos para embarque e muito mais.

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Pessoa com 60 anos ou mais

Regras para o embarque de idosos com ou sem problemas de saúde.

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Pessoa com obesidade

Descubra como a GOL pode fazer sua viagem ser ainda mais confortável.

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Assistência emergencial

Conheça o serviço que oferece desconto na tarifa em caso de falecimento familiar.

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Passageiros que viajam com animais de assistência emocional (ESAN)

Animais de suporte emocional atendem pessoas que, por condições emocionais ou psicológicas, podem possuir laudo indicando terapia através da adoção de animais.

Atualmente, a GOL não realiza esse serviço.

Você pode transportar seu animal de estimação através dos nossos serviços de Dog&Cat Cabine, Dog&Cat + Espaço ou GOLLOG Animais.


Pessoa com quadro alérgico

Para clientes que possuem algum tipo de alergia respiratória, cutânea, ocular, alimentar, medicamentosa, a insetos e pelos de animais, a GOL não realiza nenhum tipo de adequação de seus procedimentos operacionais, assim como não oferecemos um serviço de bordo especial. Os produtos oferecidos podem conter nuts, leite de vaca e soja, dentre outros alérgenos. Recomendamos que os clientes busquem orientação médica e nutricional e possuam seus medicamentos utilizados em crises alérgicas em fácil acesso na bagagem, bem como a informação sobre o produto a qual é alérgico. Em caso de alergias extremas, a tripulação deverá ser comunicada durante o embarque. Não é possível garantir uma viagem isenta de um determinado alérgeno.


Passageiros com Covid-19

Flexibilização de remarcação de passagens para passageiros com Covid-19

Clientes com sintomas ou diagnosticados com o coronavírus devem contatar nossos Canais de Atendimento - com antecedência ao embarque - para solicitar a análise de alteração da viagem sem custos*, para até 30 dias após a data de embarque original. A recomendação é que a nova viagem aconteça após 10 dias do diagnóstico positivo ou do início dos sintomas, entretanto caso exista necessidade de embarque num prazo inferior, a remarcação será concluída apenas após a apresentação do exame RT-PCR (nariz e garganta) negativo, no prazo de 72hs antes da data do seu novo embarque.
 

Importante: Alterações fora das condições descritas abaixo, reembolsos e não comparecimentos estão sujeitos a aplicação de taxas e multas de acordo com a regra da tarifa adquirida.

Alteração sem custos ou isenção de taxas

A alteração sem custos ou isenção de taxas será condicionada à apresentação da documentação necessária e é aplicável a voos vendidos pela GOL e operados também pela GOL: Teste - laboratorial ou de farmácia (antígeno rápido) - contendo a identificação do Cliente com nome completo, CPF e responsável técnico pela análise ou atestado médico.

Voos vendidos pela GOL operados por Cias Parceiras

Para voos vendidos pela GOL, mas operados por Cias Parceiras, a concessão de remarcação sem custo é aplicável somente se houver disponibilidade de voo operado pela GOL para o mesmo destino. Caso não tenha disponibilidade em voo GOL o Cliente poderá solicitar crédito ou reembolso integral, excepcionalmente.

Reservas de Agências de Viagem, Programa Smiles ou outras Cias Aéreas

Se sua passagem foi comprada com intermediação de uma Agências de Viagem, do Programa Smiles ou de outras Cias Aéreas, sendo os voos operados pela GOL, contate o emissor.

 


Reserva emitida por agências e Smiles

Caso a reserva do passageiro com necessidades especiais tenha sido emitida através da Smiles ou agências, informamos que a reserva do acompanhante deve ser emitida diretamente com a GOL. Poderá ser realizada através de nossos canais de atendimento: 0300 115 2121 ou 0800 704 0465. Neste caso, o desconto de 80% do acompanhante será com base na menor tarifa disponível no momento da criação da reserva.