

Aproveite os benefícios dessa parceria.
|
Saiba tudo que precisa para a sua viagem com a GOL e Azul.
Navegue pelo menu e veja abaixo as principais regras dessa companhia Parceira da GOL:
Fazendo as malas
A franquia de bagagem é honrada pela GOL somente para voos emitidos no mesmo bilhete. Para voos emitidos trecho a trecho (comprados separadamente), mesmo com companhia Parceira, a franquia de bagagem não será honrada. Nesse caso, aplica-se a franquia e regra de cada trecho adquirido.
Neste primeiro momento, a GOL não oferecerá o serviço de compra antecipada de bagagem.
Objetos frágeis
Os objetos frágeis são aceitos desde que embalados adequadamente. Contudo, caso o produto seja danificado por qualquer motivo, não caberá à empresa realizar o ressarcimento. Consulte o contrato de transporte aéreo para mais informações.
Perecíveis
Itens perecíveis são aceitos desde que embalados adequadamente. Contudo, caso o produto seja danificado por qualquer motivo, não caberá à empresa realizar o ressarcimento. Consulte o contrato de transporte aéreo para mais informações.
Transportes de itens para bebês (de 0 a 2 anos incompletos)
Se o bebê viajar em um assento próprio (reservado), ele tem direito à mesma quantidade de bagagem que um adulto. Se viajar no colo, é possível despachar uma bagagem de até 10 kg.
Será fornecida uma franquia cortesia de 1 carrinho de bebê (para uso) e/ou 1 bebê conforto gratuitamente.
Extravio de bagagem
Em caso de extravio de bagagem, a responsabilidade de registrar e acompanhar o status do processo de bagagem é da última companhia aérea a transportar o passageiro.
Bagagem danificada
Em caso de bagagem danificada, o cliente deve contatar o último transportador para que seja realizada a abertura de um processo de bagagem.
Regras de Bagagem
- Artigo pessoal: Item que deve ser alocado embaixo do assento à frente do Cliente. São aceitos itens como mochila, bolsa, pasta para laptop, sacola de compras do aeroporto e case de câmera/eletrônicos. As dimensões máximas permitidas para itens pessoais são: 35 cm de largura, 45 cm de altura e 20 cm de profundidade. Itens que não couberem embaixo do assento não serão considerados artigos pessoais e poderão ser despachados e cobradas taxas.
- Bagagem de mão: A bagagem de mão deve ser obrigatoriamente acomodada nos compartimentos superiores. Por isso, é importante respeitar as dimensões e os pesos permitidos: 35 cm de largura, 55 cm de altura e 25 cm de profundidade, incluindo as rodas (115 cm lineares). O peso máximo permitido para uma bagagem de mão é de 10 kg. Caso a bagagem esteja fora do padrão estabelecido, o Cliente estará sujeito à cobrança de franquia de bagagem.
- Bagagem despachada padrão: Cada bagagem despachada corresponde a um único volume de até 23 kg, cujas dimensões máximas são 50 cm de largura, 80 cm de altura e 28 cm de profundidade (158 cm lineares). Para excesso de peso em bagagens despachadas, será cobrado o valor aplicável pela primeira operadora aérea e o limite máximo de peso para bagagem despachada é de 32 kg. Itens maiores que 158 cm lineares em sua totalidade serão aceitos apenas como bagagem especial, seguindo as regras e valores estipulados. Não é possível pagar taxas extras para excesso de dimensões de bagagem.
Todos os eletrônicos devem ser transportados como bagagem de mão. Notebooks, câmeras fotográficas, telefones celulares, filmadoras, tablets e carregadores portáteis/baterias sobressalentes precisam passar pelo aparelho de raio-X do aeroporto, na entrada da sala de embarque.
Objetos de valor, como joias e dinheiro, também são aceitos apenas como bagagem de mão.
É proibido o transporte como bagagem de mão de: armas brancas; armas de fogo; cartuchos e munição para armas de fogo; cartuchos para impressora; frascos contendo mais de 100 ml de líquido; combustíveis; baterias com eletrólito, baterias de lítio com potência superior a 100 Wh; fogos de artifício; bombas; tintas; produtos químicos e termômetros de mercúrio.
Excesso e Bagagem Extra
Para passagens adquiridas pela GOL, com voos puramente operados pela Parceira ou em conexão com a GOL, não está disponível a compra antecipada de bagagem em nossos canais. Esse processo só poderá ser realizado no momento do check-in direto no balcão da GOL no aeroporto no dia do embarque.
Os valores a seguir contemplam toda a jornada vigente sem a necessidade de pagamento adicional na conexão com Parceira.
Valores de excessos/bagagens
Atenção: Para viagens iniciando com a Azul, verifique valores e regras diretamente no site da Parceira.
Bagagem extra: volumes até 23 kg
- 1º bagagem: gratuita
- 2ª bagagem: R$220,00
- 3ª a 5ª bagagem: R$280,00
- Especial/Diferenciada*: R$ 250,00
Excesso de peso
Peso máximo permitido: até 32 kg
- Voos nacionais: R$ 170,00
Dimensões máximas permitidas
Máximo de 1,58 m na soma das dimensões (largura + altura + profundidade).
* Para mais detalhes sobre bagagem Especial/Diferenciada, clique aqui.
Assistência Especial
Para solicitar serviços especiais, entre em contato com a central de atendimento de cada companhia aérea responsável por operar os trechos da viagem.
Note: alguns serviços podem não estar disponíveis em voos em parceria com outra empresa. Consulte a central de atendimento. |
Passageiro com necessidade de assistência especial
O pedido de assistência para o passageiro com necessidades especiais deve ser feito no momento da compra da passagem ou com antecipação mínima de 72 horas da partida. Para voos que tenham origem no Brasil, o pedido de assistência especial, como necessidade de cadeiras de rodas, pode ser realizado com antecipação mínima de 48 horas da partida.
Menores desacompanhados
Menores de 16 anos não podem viajar desacompanhados.
Bebês
Bebês de até 2 anos incompletos podem embarcar em voos nacionais sem pagar pela passagem aérea. O bebê deve viajar no colo de um adulto responsável maior de 18 anos. Só é permitido um bebê de colo por cliente.
Gestantes
A autorização do Coordenador de Assistência Especial da Azul é necessária para viagem internacional:
- Faltando 4 semanas para o parto (a viagem nesse período também requer um atestado médico informando que você foi examinada nas últimas 48 horas e está apta a viajar);
- Sete dias antes ou após o parto (a viagem nesse período também requer um formulário médico preenchido pelo seu médico).
Para mais informações, acesse o site: https://www.voeazul.com.br/br/pt/home.
Animais Vivos
Não é aceito o transporte de nenhum animal vivo em voos da parceria GOL e Azul, exceto cão-guia.
Para solicitação do serviço de cão-guia, entre em contato com a(s) operadora(s) dos voos a serem realizados. Atenção: É permitido apenas 1 (um) animal de serviço por Passageiro.
Para mais informações sobre os documentos necessários, entre em contato com os serviços consulares ou aduaneiros dos países de destino e de trânsito.
Check-In
Em viagens em que o primeiro trecho é operado por um voo da GOL, o check-in pode ser feito nos canais digitais APP ou Site www.voegol.com.br com 36h de antecedência ao voo GOL ou no balcão da GOL no aeroporto e quiosque/totem no dia do embarque.
Caso a Azul seja a operadora do primeiro trecho da viagem, o check-in poderá ser feito tanto no balcão da Azul quanto pelo site: www.voeazul.com.br.
Atenção! Para fazer o check-in pelos canais digitais, é necessário:
- Estar dentro do horário de check-in;
- O primeiro trecho deve ser operado pela GOL, independentemente de onde o bilhete foi emitido;
- Apenas para passageiros adultos;
- A reserva não pode ter serviços especiais;
- Caso tenha bagagem a despachar, vá ao balcão da GOL, mesmo se o check-in foi feito antecipadamente;
- Se o primeiro trecho da viagem não é operado pela GOL, o check-in deve ser feito diretamente com a Parceira operadora do voo.
Lembre-se de que você precisa ter a documentação* válida para a viagem, como passaporte válido, vistos e vacinas se cabíveis.
*A documentação (incluindo vistos e vacinas) é de responsabilidade do passageiro. Sugerimos consultar as embaixadas dos países de destino para que não haja contratempos.
Note: O seu cartão de embarque deverá conter todos os trechos da viagem. Você também só precisará despachar sua bagagem uma vez, e nós faremos a transferência entre voos. Porém é necessário verificar os procedimentos de alfândega de cada país de destino e lembre-se de que as políticas de bagagem podem diferir entre as companhias aéreas, portanto, verifique antes de viajar. |
Marcar assento
A marcação de assentos nos voos da GOL, deve ser feita via site e/ou call center GOL: www.voegol.com.br/atendimento/telefones.
A marcação de assentos nos voos da Azul, deve ser feita via website e/ou call center da Azul: https://www.voeazul.com.br/br/pt/home.
Note: você também pode escolher os seus assentos nos voos operados pela GOL, no dia do embarque no momento do check-in. |
No-show
Caso você não compareça ao embarque (no-show) em qualquer um dos trechos (GOL ou Parceira), entre em contato com o emissor do seu bilhete para realizar o procedimento de reembolso ou remarcação.
Destinos
- GRU - São Paulo - Guarulhos
- AFL - Alta Floresta
- CGB - Cuiabá
- BSB - Brasília
- BEL - Belém
- ATM - Altamira
- GIG - Rio de Janeiro - Galeão
- PIN - Parintins
- MAO - Manaus
- CAU - Caruaru
- REC - Recife
- CGH - São Paulo - Congonhas
- BRA - Barreiras
- CNF - Belo Horizonte - Confins
- GVR - Governador Valadares
- IMP - Imperatriz
- IPN - Ipatinga / Vale do Aço
- PTO - Pato Branco
- CWB - Curitiba
- MVF - Mossoró
- SMT - Sorriso
- TFF - Tefé
- EEA - Correia Pinto
- VCP - Campinas
Confira as rotas no mapa abaixo
Frotas e Serviços
Frota Azul
A frota da Azul é composta por uma diversidade de modelos de aeronaves, entre eles aeronaves Caravan, ATR, Embraer e Airbus.
Ônibus Azul
A Azul oferece transporte até o aeroporto de Viracopos, em Campinas, saindo do aeroporto de Congonhas. Para utilizar esse transporte, é necessária a apresentação do recibo da compra ou o cartão de embarque contendo um voo operado pela Azul. Para informações sobre horários, acesse o link: https://www.voeazul.com.br/br/pt/sobreazul/experiencia-azul/onibus-azul.
Experiência Azul
Para uma experiência tranquila e sem contratempos, confira antecipadamente os serviços de bordo de nossa Parceira e seus diferenciais: https://www.voeazul.com.br/br/pt/home.
Tarifas
Entenda os valores referentes a reembolso, no-show (não comparecimento), cancelamento e alteração de voo para cada tarifa.
LIGHT | PLUS | MAX | |
---|---|---|---|
Bagagem despachada (23kg) |
✓ | ✓ | ✓ |
Bagagem despachada (23kg) |
1 bagagem gratuita | 1 bagagem gratuita | 1 bagagem gratuita |
Taxa de Remarcação |
R$400 ou 100% da tarifa original (o que for menor) + diferença tarifária |
R$370 ou 100% da tarifa original (o que for menor) + diferença tarifária |
Sem taxa, somente diferença tarifária |
Taxa de Cancelamento |
R$400 ou 100% da tarifa original (o que for menor) + diferença tarifária |
R$370 ou 100% da tarifa (o que for menor) |
Sem taxa |
Taxa de Não-comparecimento (No-show) |
R$500 ou 100% da tarifa (o que for menor) |
R$470 ou 100% da tarifa (o que for menor) |
Sem taxa |
Reembolso |
Não reembolsável |
40% do valor restante após aplicação das taxas |
95% do valor restante após aplicação das taxas |
Além da taxa de remarcação (se houver), será aplicada a diferença de preço entre o voo original e o novo voo escolhido.
Os valores em dólar serão convertidos para a moeda de compra de acordo com a cotação vigente no dia.
É possível cancelar a passagem aérea sem custo em até 24 horas após receber o comprovante, desde que a compra tenha sido realizada pelo menos 7 dias antes da data de embarque.
Em caso de voos com conexões, as cabines podem ser diferentes por segmento.
-
Bagagem de mão (10kg) + artigo pessoal
✓Bagagem despachada (23kg)
1 bagagem gratuitaTaxa de Remarcação
R$400 ou 100% da tarifa original (o que for menor) + diferença tarifáriaTaxa de Cancelamento
R$400 ou 100% da tarifa original (o que for menor) + diferença tarifáriaTaxa de Não-comparecimento (No-show)
R$ 500 ou 100% da tarifa (o que for menor)Reembolso
Não reembolsável -
Bagagem de mão (10kg) + artigo pessoal
✓Bagagem despachada (23kg)
1 bagagem gratuitaTaxa de Remarcação
R$370 ou 100% da tarifa original (o que for menor) + diferença tarifáriaTaxa de Cancelamento
R$370 ou 100% da tarifa (o que for menor)Taxa de Não-comparecimento (No-show)
R$ 470 ou 100% da tarifa (o que for menor)Reembolso
40% do valor restante após aplicação das taxas
-
Bagagem de mão (10kg) + artigo pessoal
✓Bagagem despachada (23kg)
1 bagagem gratuitaTaxa de Remarcação
Sem taxa, somente diferença tarifáriaTaxa de Cancelamento
Sem taxaTaxa de Não-comparecimento (No-show)
Sem taxaReembolso
95% do valor restante após aplicação das taxas
Além da taxa de remarcação (se houver), será aplicada a diferença de preço entre o voo original e o novo voo escolhido.
Os valores em dólar serão convertidos para a moeda de compra de acordo com a cotação vigente no dia.
É possível cancelar a passagem aérea sem custo em até 24 horas após receber o comprovante, desde que a compra tenha sido realizada pelo menos 7 dias antes da data de embarque.
Em caso de voos com conexões, as cabines podem ser diferentes por segmento.
Atenção
Os procedimentos descritos acima são válidos para viagens com a GOL e a Azul. Caso a sua viagem seja inteiramente operada por voos da Azul, acesse o site da nossa Parceira para mais informações: https://www.voeazul.com.br/br/pt/home.